Estou grávida, e agora? 

Foi há cerca de 14 anos que dei por mim a fazer pela primeira vez esta pergunta!

Estou grávida, e agora? 

Na verdade começou aí um caminho de descoberta, de desafios, dúvidas, mas também uma viagem cheia de bons momentos. Era a primeira de 6 viagens únicas, cada uma à sua maneira!

Em cada uma aprendi muito, senti de maneira diferente, tive dúvidas iguais e diferentes …  Houve alturas que tive dúvidas sobre a gravidez, outras era o parto que me preocupava e depois vinham os desafios da amamentação.

O que me ajudou imenso a ultrapassar cada dúvida, receio ou dificuldade, foi ter o apoio certo..

Ao longo dos anos juntei à experiência de mãe a formação e passei a estar disponível para apoiar cada mulher que me encontra. É na condição de doula, a mulher que serve (tradução do grego), que as mulheres me procuram, ou encontram, como prefiro dizer ainda durante a gravidez. 

É aqui que entra a resposta à questão:

Estou grávida, e agora?

Agora rodeia-te do apoio que sentes que faz sentido para ti, tu mereces! 

E que apoio é esse?

Para cada mulher é provavelmente um apoio diferente, cada uma procura diferentes maneiras de se sentir protegida, segura e informada.

Mas para todas o apoio certo é aquele vindo de alguém que não julga as suas escolhas,  baseado numa relação de confiança e empatia e que a acompanhe lado a lado.

Hoje sou mãe de 6 filhos, continuo com desafios diários, mas conto com a experiência que me mostra que é seguro pedir ajuda.

Artigo escrito por Ana Custódio originalmente publicado em:

Revista digital “Nova Costa de Oiro” , Julho 2019

Se estás grávida descarrega já o E-book "Mala para a maternidade" 

 

error: Content is protected !!